Alagoas Sustentável

O objetivo deste projeto é trazer sensibilização da população para as questões ambientais,  fomentando a cidadania ativa e o sentido de pertencimento e co-responsabilidade em grande escala na população Alagoana para salientar a importância do CONSUMO CONSCIENTE, nos diversos ambitos.

Os temas foco serão: (1) o consumo consciente e  reaproveitamento de alimentos (2) ressignificando o lixo com reducação e reuso, (3) consumo consciente e comunidade local: o que podemos fazer? E (4) reciclagem para residências e pequenas empresas. 

Além disso, com a população mais sensibilizada para o consumo consciente, Alagoas participará ativamente de uma nova campanha global da OXFAM, que cobra mudanças urgentes para melhorar a remuneração dos trabalhadores rurais e pequenos produtores, melhorar as condições de trabalho e diminuir a desigualdade de gênero na cadeia de fornecedores de alimentos na América Latina, África e Ásia.  O consumo consciente e o uso de alimentos produzidos e valorizados localmente apoiarão esta campanha global e darão destaque ao desenvolvimento do Estado não só no tema sustentabilidade, mas em cidadania e saneamento.

Temas abordados

ÁGUA

Importância da água, alternativas para a diminuição do consumo, reaproveitamento e reuso, captação e utilização da água da chuva. Esse tema além da importância ambiental traz a vertente econômica, pois a reutilização e a diminuição do consumo impactam positivamente na economia doméstica e pública.

LIXO e CIDADANIA

Considerando o litoral de Alagoas um dos mais bonitos do Brasil, esse ambiente será o foco de ações de limpeza coletivas. Priorizando praias, rios e manguezais, além dos parques municipais. Essa abordagem atinge não só a questão ambiental, mas, trabalha o orgulho cívico, responsabilidade ambiental, qualidade de vida e atração turística. Oficinas de práticas de coleta e separação abertas à população, priorizando a participação de adolescentes da rede pública e privada de ensino como propagadores de novos comportamentos, serão parte desse tema.

LIXO e A QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O conhecimento de como o lixo é gerado, para onde ele vai após a coleta pública, ou seja, ciclo de produção e descarte, quanto tempo e como ele permanece no ambiente e quais as consequências do descarte errado, são tão importantes quanto a reciclagem e reaproveitamento. Essa questão será alvo de peças teatrais, cartoons, vídeos e oficinas que serão levados aos espaços públicos, escolas, receptivos turísticos e demais locais de interesse.

LIXO e RECICLAGEM

Diminuição do uso de embalagens potencialmente poluidoras, separação, reutilização e reaproveitamento do lixo. Oficinas de Compostagem doméstica. Esse tema também irá contribuir para a economia do Estado. Uma população que começa a compostar seu lixo orgânico e reciclar os sólidos gera uma diminuição consistente nos gastos domésticos e públicos.

CONSUMO CONSCIENTE

A importância do consumo consciente nos diversos âmbitos. Alimentos, produtos, roupas, materiais e serviços. Reaproveitamento de insumos. Uso de materiais adequados. O tema terá como foco: i) minimizar o impacto ambiental; ii) aumentar a saúde e o bem-estar humano; iii) economia familiar. É um novo estilo de vida, com a redução da produção do lixo e aumento de atitudes que impactam positivamente o ambiente.

CONHECIMENTO DA FAUNA E FLORA LOCAL

Mesmo não sendo o foco principal do projeto, haverá forte promoção de conhecimento sobre a fauna e flora alagoana, utilizando personagens como porta-vozes que falarão não só dos temas propostos, mas também, de sua ecologia e modos de vida, seus habitats e suas principais ameaças. Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e criar forte vínculo emocional com a população. Os animais utilizados, serão escolhidos por especialistas na área de ecologia e desenvolvimento sustentável.

Gabriela Mota Gama

Sou Bióloga e Mestre em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos pela Universidade Federal de Alagoas, e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais. Minhas experiências acadêmicas e profissionais estiveram principalmente concentradas na gestão, manejo e conservação da fauna, através de pesquisa com espécies ameaçadas, e com o licenciamento de atividades e empreendimentos que fazem uso e manejo de fauna nativa e exótica in situ e ex situ