Ciência cidadã para comunidades tradicionais do litoral na adaptação às mudanças climáticas: construindo uma rede brasileira de observação

Imagem de Drone em Tarituba -RJ. Por Allan Iwama
Barra Seca, Ubatuba- SP. Por Allan Iwama
Vila de Pescadores, Rio grande. Ubatuba- SP Por: Tiago Bambini
Previous
Next

O projeto “Ciência cidadã para comunidades tradicionais do litoral na adaptação às mudanças climáticas” busca engajar as comunidades tradicionais e locais na região costeira do Brasil para compartilhar suas histórias e memórias sobre os impactos e adaptação às mudanças climáticas globais. Por meio de uma abordagem de ciência cidadã participativa, propomos o uso de plataformas e aplicativos digitais para coletar e amplificar as vozes de comunidades tradicionais costeiras em distintos contextos sociais e geográficos do Brasil. 

Esperamos que através do envolvimento entre Universidades e Instituições de Pesquisas junto as comunidades tradicionais e locais se crie uma sinergia para construir e fortalecer uma rede brasileira de observação sobre os impactos e adaptação as mudanças climáticas.

Comunidade de Quatipuru Mirim, RESEX Mar de Tracuateua-PA. Créditos: Indira Eyzaguirre

Ciência cidadã para e (com)unidades costeiras.

Queremos mostrar em quais contextos socioculturais e geográficos ocorrem as observações locais sobre impactos e adaptação as mudanças climáticas e como as comunidades estão preparadas para esses impactos.

Quer participar? 

Entre em contato conosco pelo e-mail cienciacidada@institutoayni.org

Localização dos Membros da Equipe

Localização das comunidades
Click aqui

Galeria de Imagens das Comunidades Costeiras

Nossa iniciativa destaca a importância dos temas de Adaptação e Resiliência, duas das cinco áreas de ação prioritária para a COP26

Adaptação e resiliência

Buscamos identificar e mapear experiencias das comunidades tradicionais e locais na zona costeira brasileira, fortalecendo ações que já estão em andamento e criando sinergias para novas experiencias. 

Observações locais sobre impactos e adaptação as mudanças climáticas pode ser uma estratégia bem sucedida de coleta de dados desagregados , atendendo a demandas que apoiem a construção de Planos Nacionais de Adaptação (NAPs, da sigla em inglês). 

Através deste mapeamento queremos incentivar e inspirar outras comunidades a buscarem ações locais para adaptação aos impactos das mudanças climáticas, propiciando comunidades mais resilientes e transformadoras.

Natureza, Identidade e Território

A partir de relatos e histórias das comunidades, queremos compartilhar como “modo de vida” dessas comunidades partilham suas relações com a natureza e ecossistemas, ampliando a discussão sobre a cultura, identidade e o uso sustentável nos territórios ocupados pelas comunidades tradicionais e locais. 

Comunidades autônomas são mais resilientes e capazes de se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas. Queremos conectar e fortalecer essas comunidades em uma rede de observação.

Foto: Ilha da Crôa, Barra de Santo Antônio-AL. Créditos: Samantha Pereira

Alinhamento do Projeto com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável - ODS

Nosso projeto considera os ODS 5 (equidade de gênero), 13(clima) e 14 (vida na água), uma vez que promoveremos as iniciativas que contemplem a igualdade de gênero, a ação climática e a conservação dos recursos marinhos.

No entanto, como nos concentraremos em aumentar a resiliência das comunidades costeiras, também prestaremos atenção a outros objetivos, como o ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e o ODS 15 ( vida terrestre), uma vez que os ecossistemas costeiros são a transição entre a terra e a água. O ODS 17 (Parcerias para os objetivos) visa promover a participação de outras partes interessadas que ajudem a apoiar as propostas que saem das comunidades tradicionais

Quem Somos

Allan Yu Iwama

Coordenador

Engenheiro Ambiental com experiência em temas sobre mudanças climáticas e adaptação, riscos de desastres, mudanças no uso da terra, ciência cidadã e abordagens participativas. Atualmente é pesquisador do OTSS/Fiocruz e professor visitante pelo PRODEMA/DSE/UFPB. Membro do Laboratório de Ciência Cidadã da ULAGOS; Rede QES de pesquisa em Economia Ecológica, Justiça Climática e Governança Comuns.

Ictióloga, estuda ecologia de peixes observando o impacto da fragmentação, sedimentação e espécies invasoras nas populações de peixes nativos. Investiga os impactos da ecologia trófica, reprodutiva e do movimento no sucesso. E também Investiga como a mudança climática altera o momento de eventos importantes da vida.

Engenheira ambiental, especialista em desenvolvimento sustentável. Pesquisadora em conservação, sistemas sócio-ecológicos (SES), mudanças climáticas, conhecimento tradicional, serviços ecossistêmicos e governança ambiental.

Sou arquiteta paisagista, professora e pesquisadora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Desenvolvo pesquisas sobre paisagens de Mata Atlântica, tais como estudos sobre as restingas do litoral baiano e os padrões de assentamentos urbanos em interface com os sistemas ecológicos e práticas sociais e culturais.

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu trabalho possui abordagem multidisciplinar ambiental com ênfase em  governança, participação e planejamento espacial marinho. Tem expertise em ferramentas inovadoras para proteção interligada de surf breaks, cultura do surf e sistema marinho-costeiro.

Doutorando em Ciência do Sistema Terrestre no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possuo interesse em pesquisas que se concentram em inovação social para aumento da resiliência para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Atualmente sou membro das ONGs Water Youth Network (Holanda) e Mexico Sostenible (México), e do Disaster Research Group (Brasil).

Meus interesses de pesquisa integram o pensamento de sistemas sócio-ecológicos (SES) em recursos de propriedade comum e desenvolvimento. Atualmente atua em dois projetos de gestão de recursos naturais na zona costeira e marinha catarinense: (i) Monitoramento Participativo dos Recursos Pesqueiros em Área Marinha Protegida e; (ii) Ordenamento do Território Marinho na foz do Rio Itajaí-Açu. Meu trabalho combina diversos métodos como técnicas de pesquisa participativa, análises de rede, entrevistas e trabalho de campo etnográfico.

Doutora em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros, estuda ecologia humana com ênfase no Conhecimento Ecológico Local dos pescadores artesanais avaliando as formas de utilização dos recursos pesqueiros e seus territórios de forma a subsidiar estratégias de manejo pesqueiro onde o pescador se torna o protagonista do processo. Investiga também a dinâmica espaço-temporal da frota pesqueira comercial em relação às mudanças climáticas em águas interiores enfatizando os eventos extremos (secas do nível do rio).

Doutorando pela Universidade Federal de Sergipe, no Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Experiência em gestão socioambiental, povos e comunidades tradicionais e gestão de conflitos e ecologia humana, além da concepção e gestão de projetos, pesquisa-ação e pesquisa acadêmica

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e mestranda do Programa de Ciências Ambientais. Desenvolvi um estudo acerca do conhecimento dos pescadores artesanais, sobre a mudança climática e ações baseadas em AbE. Atuo no estudo de correlações entre meio ambiente e ser humano.

Nossos Parceiros

Cemaden-Educação
CoAdapta | Litoral
FCT Angra, Paraty and Ubatuba
Rede Educação para Redução de Riscos de Desastres - REDE ERRDLN
Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina
Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA)
Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Gestão, Saúde e Educação Ambiental - CNPq/UFS
Laboratorio Ciencia Ciudadana Ulagos
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCA/UniSul)
Local Indicators of Climate Change Impacts

Este foi um dos projetos premiados no Challenge Prize desenvolvido durante o workshop: