You are currently viewing Década dos Oceanos

Década dos Oceanos

A missão da Década dos Oceanos é catalisar soluções transformadoras baseadas na ciência dos oceanos para o desenvolvimento sustentável, conectando as pessoas ao nosso oceano.

A visão da Década dos Oceanos é a ciência de que precisamos para o oceano que queremos.

A Década dos Oceanos foi implementada voluntariamente no âmbito do quadro jurídico da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). A Década dos Oceanos irá facilitar a produção de dados, de informações e dos conhecimentos necessários para passar do oceano que temos para o oceano que queremos. Sete resultados servem para descrever o oceano que queremos no final da Década dos Oceanos: 

7 Resultados para o Final da Década dos Oceanos

  1. Um oceano limpo onde as fontes de poluição estejam identificadas e sejam reduzidas ou removidas.
  2. Um oceano saudável e resiliente onde os ecossistemas marinhos sejam compreendidos, protegidos, recuperados e devidamente geridos. 
  3. Um oceano produtivo que apoie uma cadeia alimentar sustentável e uma economia oceânica sustentável. 
  4. Um oceano previsível que a sociedade compreenda para que possa responder às alterações das suas condições. 
  5. Um oceano seguro em que a vida e os meios de subsistência são protegidos contra os riscos relacionados com os oceanos. 
  6. Um oceano acessível com acesso livre e equitativo aos dados, à informação, à tecnologia e à inovação. 
  7. Um oceano inspirador e envolvente que a sociedade possa compreender e valorizar na sua relação com o bem-estar humano e o desenvolvimento sustentável.

A ambição da Década dos Oceanos ultrapassa a capacidade de uma única nação, de um único grupo de intervenientes, de uma única geração, ou de uma única disciplina científica. A Década dos Oceanos convida um vasto grupo de intervenientes a alinhar coletivamente os seus esforços de investigação, de investimento e as suas iniciativas em torno de um conjunto de prioridades comuns, de modo a que o resultado destes esforços partilhados seja exponencialmente superior à soma das partes.

O Instituto Ayni está cadastrado como uma organização parceira da Década dos Oceanos atuando tanto a nível internacional (@unoceandecade), como na organização de eventos como o workshop “Empowering Traditional Communities in the Brazilian Coastal Zone to Adapt to the Climate Crisis” quanto em nível nacional.

A nossa diretora executiva, Barbara Pinheiro é membro do Grupo de Apoio a Mobilização da Década no Nordeste (@decada.oceno.ne)

FONTE: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/1071_20_IOC_Decade_Implementation_Plan_Summary_PORT_WEB.pdf

Deixe uma resposta